Lyric Video nada mais é do que um audiovisual onde temos a letra de uma musica na tela ao mesmo tempo em que podemos ouvi-la. Esse estilo de vídeo tem origem incerta, mas acredita-se que foi derivado da ideia proposta por karaokês.

Esses videos podem variar em diversos aspectos, como a tipografia utilizada, o movimento ou não das letras, além do background, isto é, o que se passa atras da letra da musica.

Antes do surgimento do YouTube, esse tipo de vídeo era restrito a canais de musica, como por exemplo a MTV. Dessa forma, somente grandes bandas e artistas poderiam ter seus Lyric Videos expostos. Além disso, como a programação da TV possuía tempo limitado, não era necessário a produção de tantos videos, muito menos de Lyric Videos. Mas em 2004, com o surgimento do YouTube, ouve grande demanda de videos por parte dos fãs dos artistas. Devido ao alto custo de produção de um Videoclipe, com cenários, bandas, atores, muitos artistas e produtoras adotaram o modelo de Lyric para baratear custos. Também entraram na jogada produtoras as quais perderam seus artistas, mas que procuravam lucrar com videos póstumos. Visto a falta de material em vídeo desses artistas já falecidos, os videos mostrando apenas algumas cenas e letras de musicas eram o caminho perfeito para esse tipo de produtora.

Além disso, a época de descoberta de artistas pelo YouTube havia começado, e artistas amadores não tinham condições de produzir clipes com qualidade profissional, os custos eram muito altos. Os videos simples, simulando uma apresentação também não chamavam mais tanta atenção, visto a enorme quantidade de semelhantes.

Dessa forma esses artistas iniciantes viram uma oportunidade de aparecer com seus Lyric Videos, dando uma cara mais profissional a seu trabalho. Eles mesmos, a partir da ideia do “faca você mesmo”, poderiam aprender a editar videos e textos e montar seu próprio trabalho, com custos baixíssimos, ou ate mesmo sem gastar nada.

 

Além disso tudo, os artistas podem entregar mais conteúdo a seus fãs em menor tempo, visto a praticidade de criação da maioria desse tipo de vídeo. Graças a esses audiovisuais, canais de tutoriais de edição passaram a ensinar sobre como criar e editar seu próprio Lyric Video.

Ao contrario do que muitos pensam, esse estilo de vídeo não esta preso a um só estilo musical, indo da musica pop ate o heavy metal, por exemplo.
Fonte: Medium



Monday, June 26, 2017

« Voltar